Blog de Guiarural

Entradas de la etiqueta: energía solar

 

[ 10-07-2009 ]

 Aproximação ao ecoturismo

Artículo publicado en el Blog de Casas de Alem

Depois de vários anos a pensar como deviamos fazer e a quantificar quanto nos iria custar, desde o principio deste ano que concluimos as obras de conversão/adaptação do nosso alojamento - Casas de Alem - e posso dizer-lhes que neste momento somos energéticamente autónomos.

Guiarural. Aproximação ao ecoturismo. P1130001.jpg

Instalamos um sistema de aquecimento solar de água sanitária com o qual aquecemos 80% da água quente consumida, ajuda a reduzir a necessidade energetica do aquecimento central em 30% e alem do mais sempre que o depósito está à temperatura definida passa automaticamente a aquecer a piscina. Instalamos também um sistema fotovoltaico de produção de energia eléctrica que produz bastante mais que aquilo que necessitamos pelo que temos normalmente um saldo positivo relativamente pelo que recebêmos todos os meses alguns euros com a venda da energia sobrante.

Guiarural. Aproximação ao ecoturismo. P1130002.jpg

Infelizmente tivemos de conservar a nossa caldeira pois há sempre o problema do inverno e das noites, ou seja quando não há sol.

Há muito tempo que vinhamos a planear estas medidas mas efectivamente os custos são muito elevados e não há qualquer apoio estatal para este tipo de adaptações. Mas estamos convictos que na actividades de turismo no espaço rural/alojamento é importante que os proprietários pensem nisto e dêem passos no sentido de se tornarem amigos do ambiente já que esta nossa actividade por si só representa uma ameaça.

Guiarural. Aproximação ao ecoturismo. P1130003.jpg

Temos a sólida convicção que os alojamentos que implementem este tipo de sistemas terão cada vez mais procura contráriamente aos outros.

Não conheço mas gostava de conhecer outras pessoas que tenham experiências iguais ou parecidas pois acho que temos sempre muito a aprender uns com os outros.

Rui

ETIQUETAS: Casas de Alem, turismo rural, energía solar, sostenibilidad, Portugal

Comentarios

 


 

Buscar solo en el blog


RSS Suscribirse al Blog

Ultimas entradas

Entradas de la página

Categorias

Etiquetas

alicante aragón asturias avila berga resort cabo de gata cantabria caravaca de la cruz casa rural casas rurales córdoba el molino del río extremadura fiestas populares hotel foronda hotel rural hoteles rurales murcia museo naturaleza navarra ofertas parque natural pirineos portugal ribadesella románico senderismo spa turismo rural
 

 

Inicio  |  Casas destacadas  |  Ofertas de alojamientos rural  |  Nuevos  |  Turismo rural
Propietarios: Acceso propietarios registrados  |  Publicar un alojamiento 
Información sobre Guiarural  |  Acceso, utilización y protección de datos
Contactar con Guiarural
..